Novidades
Biblioteca
Fibrenamics destaca inovação na Exposição Tecnológica do Dia do Exército 2025

06 nov 2025Notícias

Fibrenamics destaca inovação na Exposição Tecnológica do Dia do Exército 2025

Tags

Fibrenamics destaca inovação na Exposição Tecnológica do Dia do Exército 2025

Fibrenamics destaca inovação na Exposição Tecnológica do Dia do Exército 2025

A Fibrenamics marcou presença nas Comemorações do Dia do Exército 2025, que decorreram de 21 a 26 de outubro no Pavilhão Multiusos de Viseu. O evento reuniu entidades da Defesa, da Academia e da Indústria, num espaço dedicado à inovação, ciência e tecnologia ao serviço da segurança nacional.

Na Exposição Tecnológica do Exército, a Fibrenamics apresentou soluções tecnológicas que demonstram como a investigação científica se transforma em impacto real para os setores da Defesa e Proteção. 

Figura 1 - Comemorações do Dia Nacional do Exército de 2025.

A presença da Fibrenamics centrou-se em quatro eixos de inovação: a cooperação científica internacional, através da AuxDefense Conference; a criação de valor para a Defesa nacional, com o Fibrenamics Innovation Hub – Defense & Protection; a vanguarda em materiais fibrosos e compósitos de alto desempenho; e o fomento do empreendedorismo tecnológico, transformando conhecimento em soluções concretas para o mercado. 

Durante a semana, o stand da Fibrenamics recebeu centenas de visitantes, entre representantes de instituições académicas, empresas, Forças Armadas e o público em geral. Entre as várias visitas institucionais, destacaram-se o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, e o Ministro da Defesa Nacional, Dr. Nuno Melo, que tiveram a oportunidade de ter contacto direto com o contributo da Fibrenamics para o desenvolvimento da inovação para os setores da defesa, segurança e proteção civil. 

Figura 2 - Visita do Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, ao stand da Fibrenamics.

Em destaque esteve também o Fibrenamics Innovation Hub – Defense & Protection, uma plataforma que mobiliza a inovação nacional ao serviço da Defesa e Proteção. Assente na rede e experiência da Fibrenamics, o Hub integra empresas, universidades e entidades do ecossistema tecnológico em cadeias de valor colaborativas promovendo a transferência de conhecimento e o desenvolvimento de tecnologias disruptivas com aplicação real no domínio da defesa, segurança e sociedade civil. 

Figura 3 - Visita do General do Exército Brasileiro, Ricardo Costa Neves, e do Brigadeiro-General, Almeida Pereira, Comandante da Brigada de Reação Rápida, ao stand da Fibrenamics.

Com uma trajetória consolidada na engenharia de materiais e produtos de elevado desempenho, a Fibrenamics continua a trabalhar lado a lado com o Exército Português e a indústria nacional, contribuindo para a modernização e competitividade da base tecnológica e industrial de defesa portuguesa. A participação neste evento reafirma assim o compromisso da Fibrenamics com o avanço científico e tecnológico, promovendo a interligação entre conhecimento, indústria e estratégia nacional para responder com eficácia às exigências da segurança global. 

Artigos Relacionados

Fibrenamics recebe o Secretário de Estado da Defesa Nacional

04 mai 2023Notícias

Fibrenamics recebe o Secretário de Estado da Defesa Nacional

A Fibrenamics recebeu a visita do Secretário de Estado da Defesa, Marco Capitão Ferreira, esta quinta-feira, dia 04 de maio. A visita enquadra-se no âmbito da recente assinatura do protocolo entre a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional e a Universidade do Minho.

Ler mais
Produtos AuxDefense em avaliação no Iraque

15 jan 2019Notícias

Produtos AuxDefense em avaliação no Iraque

Destacado no Iraque desde dia 5 novembro, um contingente do Exército português é o primeiro a receber o novo equipamento de proteção balística desenvolvido pelo consórcio AuxDefense que a Fibrenamics integra.

Ler mais