Novidades
Biblioteca
Givaware lança embalagem recarregável a partir da reciclagem de “lixo” urbano

10 set 2021Notícias

Givaware lança embalagem recarregável a partir da reciclagem de “lixo” urbano

Givaware lança embalagem recarregável a partir da reciclagem de “lixo” urbano

Givaware lança embalagem recarregável a partir da reciclagem de “lixo” urbano

Spin Off da U.Minho – Givaware - lança embalagem recarregável a partir da reciclagem de “lixo” urbano.

Movidos pela ambição de reduzir a pegada ecológica da pandemia provocada pela Covid-19, a Givaware, uma Spin Off da Universidade do Minho, lançou um dispensador/doseador recarregável com um design inovador e patenteado, cujo material, desenvolvido em parceria com o Instituto Fibrenamics, é proveniente de escórias da inceneração de resíduos urbanos, inclusivamente, resíduos provenientes de materiais de proteção contra a Covid-19. Por outras palavras, do lixo urbano e dos resíduos adicionais provocados pela pandemia, como é o caso das máscaras descartáveis, foi possível reutilizar esses materiais e produzir um novo produto. Esta abordagem, na construção deste material, mereceu um Red Dot Design, um prémio internacional na área do design de produto.

Em termos de usabilidade, é extensa a lista de aplicações que este produto pode assumir, uma vez que tanto pode passar pelo acolhimento de álcool gel, como de creme hidratante, gel de banho, shampoo, sabonete líquido ou qualquer outro líquido que o seu utilizador ache pertinente transportar. Estamos, portanto, perante um produto não só polivalente como também um produto altamente vantajoso para o consumidor e o meio ambiente, isto porque, por um lado, a embalagem é constituída por um monomaterial proveniente de material reciclado o que permite, por isso, ser novamente reciclado, mas também porque trata-se de um produto infinitamente recarregável. Para além disso, a KUSKI (marca nacional criada pela Givaware) rejeita a economia linear e adota a economia circular, na medida em que oferece ao cliente a opção de poder enviar a sua embalagem para a KUSKI, em qualquer altura, sendo que o cliente recebe, em contrapartida, um promocode para utilizar na compra de um novo dispensador KUSKI. Desta forma, o produto recebido pela KUSKI poderá ser 100% reaproveitado e valorizado.

Atualmente, o produto encontra-se disponível ao público nas cores azul, vermelho, branco, preto, amarelo e verde por 9,99€ e poderá ser adquirido, exclusivamente, a partir da plataforma digital da KUSKI: https://kuski.store/

 

economia circular kuskidispensador vermelhodispensador verdedispensador preto

Artigos Relacionados

6ª International Conference on Natural Fibers encerra com balanço bastante positivo

03 jul 2023Notícias

6ª International Conference on Natural Fibers encerra com balanço bastante positivo

A 6ª edição da International Conference on Natural Fibers (ICNF) decorreu entre 19 a 21 de junho e reuniu especialistas, investigadores e profissionais da indústria provenientes de 39 países. Uma conferência marcada por um programa de referência internacional e pela apresentação de novas descobertas e pesquisas inovadoras.

Ler mais
Fibrenamics e Borgstena lançam máscara cirúrgica mais confortável para o utilizador

29 jun 2021Notícias

Fibrenamics e Borgstena lançam máscara cirúrgica mais confortável para o utilizador

A empresa Borgstena e a interface da Universidade do Minho - a Fibrenamics, desenvolveram em parceria uma máscara cirúrgica de nível I que confere maior conforto ao utilizador.

Ler mais