Novidades
Biblioteca
Menos resíduos industriais, mais materiais multifuncionais

22 dez 2021Notícias

Menos resíduos industriais, mais materiais multifuncionais

Menos resíduos industriais, mais materiais multifuncionais

Menos resíduos industriais, mais materiais multifuncionais

Descubra o propósito do projeto AutoEcoMat, desenvolvido em parceria entre a Fibrenamics - Universidade do Minho e a Borgstena

O projeto AutoEcoMat teve como objetivo o desenvolvimento de materiais ecológicos multifuncionais para componentes de veículos a partir da reciclagem e valorização de resíduos industriais. Esta abordagem, demonstra, por isso, uma clara aposta, por parte da Borgstena e da Fibrenamics, no modelo de economia circular, em detrimento da tradicional economia linear.

De forma mais detalhada, esta inovação assentou no desenvolvimento de duas linhas de produto, nomeadamente a linha ‘basic’ e a linha ‘select’. A primeira, focou-se na reutilização e incorporação de resíduos de poliéster e poliuretano, enquanto a segunda, a linha ‘select’, procurou fazer um upgrade à linha anterior por meio da adição de propriedades complementares ao nível mecânico e/ou térmico através da incorporação de micro e nano materiais, o que permitiu promover o aumento do seu valor acrescentado.

Como resultado, esta inovação permitiu, primeiramente, produzir protótipos com uma incorporação máxima de 60% dos resíduos industriais (0,5-1,5% de CNT’s e 10-30% de PCMs). Permitiu, simultaneamente, aplicar os produtos desenvolvidos na concepção de componentes para interiores de automóveis, como bancos, pilares e overheads, bem como, através da adição de CNT’s aos resíduos fibrosos de poliéster (PET), foi também possível produzir filamentos mais resistentes do que os obtidos a partir de PET virgem. Por fim, este projeto foi ainda capaz de desenvolver placas termoformáveis, obtidas através da adição de PCM’s a resíduos fibrosos de PET laminados com espuma PU, placas estas que apresentam uma capacidade de gestão da temperatura ambiente podendo, futuramente, ser aplicadas também no setor automóvel, como seria o caso, em jeito de exemplo, dos painéis de porta.

Artigos Relacionados

Gestão de Resíduos Não Urbanos em Portugal

11 mai 2022Notícias

Gestão de Resíduos Não Urbanos em Portugal

Do ponto de vista da valorização de novos tipos de resíduos industriais, Carlos Mota, Project Manager na Fibrenamics, confessou, durante o Webinar sobre Gestão de Resíduos, ser um desafio concretizar os vários pedidos efetuados, por parte do tecido empresarial, no sentido de se arranjar soluções para as diferentes tipologias de materiais.

Ler mais
Fibrenamics Green e Lipor lançam Desafio de Criatividade

23 abr 2018Notícias

Fibrenamics Green e Lipor lançam Desafio de Criatividade

Plastic Products é o nome do desafio que estará aberto até dia 20 de abril

Ler mais